Lançamento: Lesbianidades Plurais

O livro Lesbianidades Plurais faz parte de uma iniciativa de mulheres lésbicas vinculadas à linha de pesquisa LIF (Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismos), do Núcleo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (NUCUS/UBA) e da editora Devires, na Bahia, a fim de criar um espaço de visibilidade teórica e política sobre o que tem sido produzido recentemente sobre lesbianidades no Brasil. Acreditamos que esse trabalho ajude a desconstruir representações estereotipadas e a produzir novos saberes sobre nós e sobre o mundo. Assim, este livro carrega muitas vozes de intelectuais sapatonas, a partir de ensaios nos quais refletimos nossas vivências e atravessamentos interseccionais.

Organizadoras

Mayana Rocha Soares

Feminista sapatão negra. Doutoranda em Literatura e Cultura, trabalhando com produções literárias de sapatonas negras brasileiras na contemporaneidade. Mestra em Estudo de Linguagens. Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens. Licenciada em Ciências Sociais e Letras com habilitação em línguas e literaturas portuguesa e espanhola.

Thaís Faria

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, com o projeto de tese intitulado Como me toca esta língua? Narrativas sexuais lésbicas latino-americanas. Mestra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade com foco nos estudos de gênero, feminismos, sexualidades e subalternidades. Atualmente integra o Núcleo de Cultura e Sexualidade (NUCUS) – compondo a linha de pesquisa Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismos. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.

Simone Brandão

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) , mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2005) e Doutorado em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia . Tem experiência na área de Serviço Social, direitos humanos, sexualidades, lesbianidades e gênero.

X