Home Editais Edital de submissão de produções escritas para o livro Trans-vivências Negras entre afetos e aquilombamentos: Contando Histórias Afro-Diaspóricas

Edital de submissão de produções escritas para o livro Trans-vivências Negras entre afetos e aquilombamentos: Contando Histórias Afro-Diaspóricas

13 min read
0
0
304
  1. Apresentação

Partindo da memória como política, celebramos ancestralmente a importância da existência do nós, de identidades trans-negras do Brasil, em todos os tempos, a iluminar um passado omisso. Por este motivo é que lançamos o edital de publicação no livro impresso Trans-vivências Negras entre afetos e aquilombamentos: Contando Histórias Afro-Diaspóricas.

Transviver com a pele preta, se conecta inevitavelmente às experiências à margem afro-diaspórica instituída. Subalternizada, cultuamos a perspectiva ancestral ubuntu, em língua crioula sul-Africana: humanidade para todos nós, sou porque somos. Se produz, então, histórias contadas da prática dos toques nas artes plásticas, na dança, e na produção de diversos conhecimentos advindos da cultura, que é, verdadeiramente, afetos e aquilombamentos.

Apropriadas(es/os) da perspectiva do “nós-ser”, se pluralizar é parte do multiculturalismo que é ser um corpo trans-negro. Metodologicamente, é compromisso ter a auto-cosmoética de conhecimentos que não precisam se irromper, pois se preocupam com a progressão pública. Deste modo, “Transvivências Negras entre Afetos e Aquilombamentos: Contando Histórias Afro-Diaspóricas” é um livro construído para ecoar vozes constantemente silenciadas, tornando-se assim, instrumento potencializador para brados negros.

Esta coletânea visa o reconhecimento de obras e expressões afro-trans-centradas de colaboradores do livro, mediante a ampla divulgação deste trabalho para todo o Brasil. Coletivamente forma-se, através de negras trans-vivências reunidas, a integração de diferentes áreas dos saberes, oriundas da diversidade geográfica brasileira.

  1. Da Inscrição e submissão

2.1. Os proponentes deverão cadastrar suas produções escritas artísticas, científicas e políticos culturais na plataforma: Google Formulários, através do endereço: https://forms.gle/rfvPMS5EWoxuzdKc9

2.2. Não serão consideradas tentativas de cadastramento de produções escritas efetuadas via postal, por fax, entregues pessoalmente ou por quaisquer outros meios que não os previstos neste Edital.

2.3. Garante-se a inscrição preenchendo obrigatoriamente todos os campos do formulário, de acordo com o subitem 2.1.

2.3.1. Poderão inscrever-se autores apenas nas seguintes hipóteses: Possui identidade de gênero não-cisgênera (Transexuais, Transgêneros, Travestis, etc), e se autodeclara etnicamente como negra (e/o), garantindo ser inédita e de sua autoria a obra posta para submissão.

2.4 Cada trabalho deve ter uma autoria e até três co-autorias. Apenas é possível enviar um trabalho enquanto autor(a/e) principal e um trabalho enquanto co-autor(a/e), não sendo consideradas submissões de instituições/órgãos coletivos.

2.5. Para registrar-se como usuário/proponente a pessoa deverá, obrigatoriamente, preencher todos os campos do formulário eletrônico.

2.5.1 Os proponentes deverão disponibilizar um endereço eletrônico para comunicação com a Coordenação do Edital. O endereço eletrônico deverá ser disponibilizado no preenchimento do Formulário de Inscrição.

2.6. Para evitar problemas na comunicação por meio de correio eletrônico com a organização do Edital, recomenda-se que se efetuem configurações de liberação em seu provedor de e-mail, de modo a permitir o recebimento de mensagens provenientes do domínio editorialtrans@gmail.com. Caso sejam utilizados recursos de AntiSpam ou filtros de segurança no sistema de e-mail, esses recursos deverão ser desbloqueados para o recebimento de mensagens cujo remetente tenha os domínios mencionados.

2.7. Havendo impossibilidade ou renúncia para prosseguir no processo, as informações relativas às propostas serão desconsideradas para este processo de avaliação.

2.8. Encerrado o prazo de inscrição, as produções escritas artísticas, científicas e políticos culturais cadastrada não poderão ser substituídas ou mesmo alteradas.

2.9. As propostas de tecnologias cadastradas ficam vinculadas ao proponente que as cadastrou.

2.10. A comunicação entre proponentes e comissão de organização do edital será efetivada, exclusivamente, via e-mail.

2.11. A equipe organizadora não se responsabilizará por inscrições não recebidas por quaisquer falhas operacionais/instabilidades nos sites, etc.

  1. Período de Submissão de Propostas

3.1. As submissões das produções escritas estarão abertas dos dia 13 agosto de 2020 até as 23h59min (horário local) do dia 13 de setembro de 2020.

3.2. Não será recebida produção escrita por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento, estabelecido no item 3.1 deste Edital.

3.3. A submissão deverá ser realizada por um (a) único (a/e) proponente, que será o interlocutor (a/e) exclusivo dos gestores do processo de seleção, mesmo quando houver co-autoria.

  1. Orientações para publicação

4.1.1. A submissão de produções escritas, artísticas, científicas e políticos culturais, podendo ser em formato de artigo científico, ensaio, carta, manifesto, poesia, entre outros, deverão, obrigatoriamente, ser submetidas em formato Word, segundo as normas da ABNT. Alinhamento de parágrafo: 1,5 cm; margem esquerda: 3,0 cm e direita 2,0 cm; margem superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm. Fonte: Times new roman; tamanho 12.

4.1.2. Os textos submetidos, além de atenderem às exigências do item anterior, devem atender ao limite de páginas, sendo este igual a 10.

  1. Do Processo seletivo

5.1. A seleção dos trabalhos contará com os critérios de paridade, visando a proporcionalidade entre as categorias identitárias da categoria T.

5.2. Serão desconsideradas as submissões de trabalhos que não atendam às exigências deste Edital.

5.3.1. O processo de seleção compete exclusivamente aos organizadores deste livro.

5.3.2. No ato da seleção, os editores detêm autonomia para selecionar os trabalhos, conforme o limite de obras.

5.3.3. A divulgação de informações a respeito do processo de seleção está disponível no site da editora Devires: editoradevires.com.br.

  1. Da publicação

6.1. Os artigos aprovados serão publicados no livro impresso Trans-vivências Negras entre afetos e aquilombamentos: Contando Histórias Afro-Diaspóricas pela editora Devires.

6.1.1 O termo de concessão, disponível em anexo neste edital, deverá ser preenchido e enviado para o e-mail da organização do livro após o recebimento da aprovação da produção escrita.

6.1.1.1 A produção escrita considerada aprovada somente será publicada se respeitado o item 6.1.1.

6.1.2. É reservado as(es/os) autoras(es) pela editora Devires o direito a 10% da venda anual da obra.

6.1.2.1. No ato da submissão, as(es/os) autoras(es) concordam que os 10% do valor anual das vendas da obra, destinado aos autores, serão destinados para as duas casas, Aurora e Trans Vivência. Cada casa de acolhimento ficará com 5% do valor anual das vendas do livro.

6.1.2.1.1. Sobre as duas casas de acolhimento à pessoas trans* que receberão à nossa colaboração: (1) Casa Trans Vivência, localizada em Florianópolis-SC. Para saber mais sobre a casa, acesse instagram: @casatransvivencia. A Casa Trans Vivência é um lar de acolhimento auto gestado por pessoas trans* e abriga pessoas trans*; e (2) Casa Aurora, localizada em Salvador-BA. Para saber mais sobre a casa, acesse: @aurora_casalgbt. A Casa Aurora é um Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+.

  1. Cronograma do Edital

 

Cronograma do edital
ATIVIDADEPRAZO
Lançamento do edital22/07/2020
Submissão dos trabalhos13/08/2020
Encerramento da submissão dos trabalhos13/09/2020
Avaliação dos trabalhos17/09/2020
Divulgação dos resultados27/10/2020
Publicação29/01/2021
  1. Disposições Finais

Os casos omissos e informações adicionais a respeito deste Edital poderão ser solicitadas via e-mail: editorialtrans@gmail.com.

 

Organizadora (es):

Apolo Vincent Silva de Oliveira

Izzie Madalena Santos Amancio

Rafael Luiz de Oliveira

Feibriss Henrique Meneguelli Cassilhas

Kyem Araujo

Luck Yemonja Banke Palhano

Theo Brandon Pitanga Gonçalves

Autores

Load More Related Articles
Load More By Giba
Load More In Editais

Deixe uma resposta

Check Also

Agora que me vejo como trans: Guia de possibilidades e serviços no RJ

Essa é uma cartinha produzida por um de nossos autores com mais quatro organizadores. Acre…