EDITAL (CHAMADA PÚBLICA) PARA A COMPOSIÇÃO DO LIVRO: Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social: Boas Práticas na Formação em Psicologia

Através da presente proposta de chamada pública, apresentamos à sociedade e à Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial, a proposta de organização do livro “Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social: Boas Práticas na Formação em Psicologia”. O mesmo enseja, a partir do convite a estudantes, professoras/es e/ou pesquisadoras/es de cursos de graduação em Psicologia do Brasil, construir e apresentar à sociedade uma coletânea de textos inéditos que versem sobre experiências exitosas de formação em Psicologia, orientadas pelas diferentes perspectivas da Psicologia Social, conforme será apresentado a seguir.

  1. Apresentação

1.1 – A obra “Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social: Boas Práticas na Formação em Psicologia” será constituída como um livro da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial. Serão selecionados 20 (vinte) textos para publicação em formato de capítulos de livro, tanto em via impressa, quanto em via digital.

1.2 – Espera-se que os textos, voltados para estudantes e professoras/es da graduação em Psicologia, sejam produzidos a partir de experiências concretas e exitosas vivenciadas na realidade destes cursos de graduação no Brasil. Os mesmos devem ser redigidos em linguagens acessíveis, negociando com as regras acadêmicas possibilidades de comunicação que alcancem, de maneira efetiva e afetiva, tanto o público já graduado há tempos em Psicologia, quanto aquelas/es graduandas/os que ainda estejam no início de sua trajetória acadêmica.

1.3 – Intenta-se, com este edital, estimular a produção de artigos em formato de relatos de experiência, elaborados por estudantes, professoras/es e pesquisadores/es em Psicologia, em suas diferentes formas de intervenção/pedagogia, desde que o tronco central dos textos apresentados versem sobre a Psicologia Social em suas diferentes possibilidades de aprendizado/aprendizagem na graduação em Psicologia. Em mesma medida, são bem-vindos textos que apresentem experiências exitosas (boas práticas, relatos de experiências, estudos de caso, etc.) vivenciadas por estudantes de Psicologia em suas práticas de estágio na área da Psicologia Social.

1.4 – Para subsidiar a escrita e a organização dos textos, haverá três formatos de discussão possíveis, a saber:

  1. Relatos de Experiências, Boas Práticas e/ou Estudos de Casos de docentes (professoras/es e coordenadoras/es de curso), que versem sobre práticas de estágio, extensão e formação em Psicologia, cujo eixo central seja a Psicologia Social;
  2. Relatos de Experiências, Boas Práticas e/ou Estudos de Casos de discentes (estudantes, estagiárias/os e extensionistas), em conjunto com seus respectivos docentes supervisores e/ou orientadores, que versem sobre práticas de estágio, extensão e formação em Psicologia, cujo eixo central seja a Psicologia Social;
  3. Relatos de Pesquisas, conduzidas por docentes e/ou discentes pesquisadoras/es em Psicologia, cujas temáticas versem sobre a formação em Psicologia, com destaque à Psicologia Social.

1.5 – Textos que não se apresentem nos formatos acima indicados não serão apreciados, tendo em vista o caráter de coletânea de boas práticas que se deseja para a presente obra.

  1. Normas para Apresentação dos Textos

2.1 – Os textos podem ser submetidos em formato .DOC ou .DOCX (arquivos do Microsoft Word), até o dia 12 de Outubro de 2020 (vide Cronograma a seguir), através do e-mail psisocial@editoradevires.com.br.

2.2 – Na primeira página do texto deve constar o título do mesmo e o nome das/os autoras/es (em máximo de três por texto), junto com o mini-currículo resumido de cada uma/um das/os autoras/es, em nota de rodapé, em até, no máximo, três linhas para cada uma/um, constando, inclusive, pelo menos um endereço de e-mail para contato.

2.3 – Os textos devem conter entre 15 e 20 laudas (o que configura, em média, 30 mil a 50 mil caracteres, com espaços), incluindo título e notas de rodapé. A formatação deve seguir o padrão ABNT, e estar de acordo ao seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, com alinhamento justificado. Note-se também:

  1. Quanto aos títulos: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 – e devem conter até, no máximo, quinze (15) palavras, em negrito, com alinhamento centralizado.
  2. Quanto às notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, com alinhamento justificado.
  3. Todos os textos devem conter um resumo (com até 250 palavras), e de três a cinco palavras-chave – também apresentadas na primeira página do documento.
  4. Quando o texto possuir tabelas, quadros e/ou imagens, será necessário que as mesmas sejam numeradas e que as fontes sejam citadas, estando as mesmas devidamente autorizadas (caso retratem pessoas que compuseram ou não a pesquisa ou que não sejam de domínio público). As imagens deverão estar em alta resolução e em preto e branco.

2.4 – Quanto às Referências Bibliográficas e demais regras de citação, as mesmas deverão estar em conformidade com a ABNT e ao que prevê o Manual de Estilo Acadêmico da UFBA (2019).

2.5 – A identificação de plágios resultará na eliminação sumária do texto quanto à presente chamada pública.

  1. Critérios de Seleção e dos Prazos

3.1 – A seleção dos trabalhos adotará como princípios os seguintes quatro critérios de avaliação:

  1. A priorização de Relatos de Experiências, Boas Práticas e/ou Estudos de Casos;
  2. A atenção ao interesse temático por parte das propostas enviadas à presente chamada pública;
  3. A qualidade teórica, técnica, ética e argumentativa e a criatividade na condução dos textos;
  4. A distribuição regional de autoras e autores, de modo a garantir a maior representatividade possível, em conformidade às propostas recebidas.

3.2 – O volume de trabalhos selecionados não será fechado em caráter determinante, muito embora tenhamos uma previsão máxima de textos a serem selecionados, e ainda considera-se que a Editora se reserve ao direito de cancelamento do projeto, caso as propostas encaminhadas não sejam suficientes para compor a obra ou não atendam aos critérios de avaliação já citados.

3.3 – Para todos os efeitos, espera-se que a obra possa contar com um conjunto de vinte (20) textos, assim organizados:

  1. A primeira parte (25%) será composta de um conjunto de cinco (05) capítulos, a partir de autoras/es de referência e/ou notório saber na área, mestras/es e doutoras/es, convidadas/os a contribuir com cinco (05) estudos de âmbito teórico;
  2. A segunda parte (75%) será composta por um conjunto de quinze (15) capítulos, sendo estes exclusivamente os textos selecionados a partir deste edital.

3.4 – O resultado preliminar dos trabalhos selecionados para compor a coletânea será comunicado através do e-mail criado para esta finalidade, com a indicação da aprovação, da reprovação ou da aprovação com ressalvas, até o dia 30 de Novembro de 2020. Os trabalhos aprovados que demandarem algum tipo de correção e/ou de ajuste, por sua vez, deverão ser novamente submetidos pelas/os autoras/es aos organizadores da obra até o dia 11 de Dezembro de 2020.

3.5 – Os prazos já citados, bem como todos os demais, seguem devidamente detalhados no cronograma a seguir (e podem ser reajustados, conforme a necessidade, sendo feita a devida comunicação às/aos autoras/es):

/es):

CRONOGRAMA
ATIVIDADEPRAZO
Envio dos Textos OriginaisAté 12 de Outubro de 2020

(12/10/2020)

Leitura e Seleção dos Textos Originais pelos OrganizadoresAté 27 de Novembro de 2020

(27/11/2020)

Envio dos Pareceres quanto aos Textos Originais às/aos Autoras/esAté 30 de Novembro de 2020

(30/11/2020)

Reenvio dos Textos Selecionados com Demandas de RevisãoAté 11 de Dezembro de 2020

(11/12/2020)

Compilação e Organização dos Textos Selecionados em Formato de LivroAté 18 de Dezembro de 2020

(18/12/2020)

Envio da Obra Concluída para a EditoraAté 21 de Dezembro de 2020

(21/12/2020)

Publicação da Obra (em Formato Impresso e Digital)Janeiro a Março de 2021
Lançamento da Obra*
*Caso perdure a pandemia, em formato exclusivamente online.
Março de 2021

3.5 – Às autoras e autores contemplados não incorrerá ônus para o custeio da obra, lhes sendo garantida também a concessão de um (01) exemplar impresso da obra em sua versão final, gratuitamente, além dos direitos autorais sobre os seus próprios textos.

  1. Comissão Avaliadora

4.1 – As propostas encaminhadas serão avaliadas pelos autores organizadores e responsáveis pela presente obra, sob a ciência e a anuência da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial, a saber:

  1. Prof. Renan Vieira de Santana Rocha – Psicólogo, Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva (UFBA), docente da Universidade Salvador (UNIFACS) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil); CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6703546267405322
  2. Prof. Diego Solci Toloy – Psicólogo, Mestre em Psicologia e Sociedade (UNESP), docente da Universidade Salvador (UNIFACS); CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2337027158518497
  3. Prof. Wilson Maranhão Sampaio – Psicólogo, Mestre em Educação (UFRGS), docente e coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Salvador (UNIFACS). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3896911219278626
  1. Aspectos Éticos e Casos Omissos

5.1 – Todas as autores e autores devem atentar-se para as questões éticas implicadas em suas produções, inclusive nos termos das Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

  1. Os textos que forem derivados de pesquisas oficiais com seres humanos devem ser enviados em conjunto com os respectivos e necessários pareceres de aprovação para a realização e publicação dos mesmos, quando for o caso;
  2. Os textos que forem derivados de casos clínicos devem ser enviados em conjunto com os respectivos e necessários documentos que atestem a autorização para a divulgação dos mesmos, quando for o caso.

5.2 – Os textos que não apresentarem os documentos pertinentes, conforme sinalizado anteriormente, quando for o caso, não serão apreciados para os fins da presente obra.

5.3 – Demais produções, como relatos de experiências (estágios, projetos de extensão, etc.) e/ou de boas práticas, não necessitam destes tipos de documentos, haja posto o seu caráter de escrita centrada na experiência vivenciada pelas/os autoras/es.

5.4 – Ademais, os casos omissos, não previstos na presente chamada pública, serão avaliados e deliberados pelos autores organizadores e responsáveis pela presente obra, sob a ciência e a anuência da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial.

Salvador/BA, 01 de Setembro de 2020.

Profs. Renan Rocha, Diego Toloy e Wilson Sampaio.

 

*Crédito da imagem: Carybé (reprodução)

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