“O fim da colonização não implicou o fim das colonialidades”, diz autora no livro: Desvios decoloniais no cinema brasileiro

Editora Devires anuncia o lançamento do livro “Desvios decoloniais no cinema brasileiro contemporâneo” de autoria da pesquisadora Fayga Moreira. Esta obra oferece uma leitura inovadora e crítica sobre o projeto da modernidade, abordando a sua relação com a colonização e o cinema brasileiro.

Ao longo das páginas desta obra, os leitores são provocados a repensar o eurocentrismo e a colonialidade do ver, por meio de referências do cinema contemporâneo. Sempre tendo como horizonte crítico os estudos decoloniais, que alertam para o fato de que o fim da colonização não implicou o fim das colonialidades.

“Desvios decoloniais no cinema brasileiro contemporâneo” não se limita a uma reflexão estética sobre os filmes selecionados, mas, especialmente, destaca o cinema como um dispositivo político de transformação. Através dessa forma de expressão artística, são criados mundos e sensibilidades possíveis e pensáveis, que tanto corroboram desigualdades quanto podem participar da emancipação e resistência dos sujeitos subalternizados e invisibilizados pela geopolítica do sistema moderno-colonial.

Enquanto movimento político, o cinema se torna uma força transformadora que desafia as estruturas de poder e amplia a abertura do Estado para as dissidências. Um marco importante é  o DocTV, uma política pública do audiovisual lançada em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que provocou fissuras na representatividade hegemônica ao fomentar a participação de minorias na produção de documentários.

Ao mergulhar nas obras da produtora Filmes de Plástico, de Contagem, Minas Gerais, a pesquisadora revela os desvios decoloniais que esses filmes abrigam. Ela defende que essas produções provocam uma linha de fuga no cenário cinematográfico do país.

“Desvios decoloniais no cinema brasileiro contemporâneo” propõe um compromisso ético-político para o cinema nacional, evitando tanto a repetição das prerrogativas revolucionárias dos anos 1960 quanto a dependência dos controles de financiamento liberal que passaram a vigorar duas décadas depois.

Este livro é uma leitura indispensável para todos os interessados ​​em explorar as relações entre modernidade, colonialidade e cinema brasileiro contemporâneo. Ao enfatizar as narrativas invisibilizadas e oferecer uma visão decolonial dos estudos culturais, Fayga Moreira nos convida a repensar o papel do cinema como uma ferramenta poderosa para a transformação social.

Não perca a oportunidade de mergulhar nessa leitura provocadora e enriquecedora que nos convoca a celebrar a potência dos desvios nas artes e nas culturas brasileiras.

 

SERVIÇO

Livro: Desvios Decoloniais no cinema brasileiro contemporâneo (Editora Devires, 2023, 126 p)

Autor: Fayga Moreira

Quanto: R$ 44,90

Onde encontrar: www.queerlivros.com.br

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: